Entre uma infinidade de jogos de ação com rolagem lateral, Zeit² consegue se destacar por ousar na mecânica de jogo e pelo visual colorido – quase psicodélico – dos cenários.
Seguindo a tradição de outros jogos de tiro 2D que se iniciou com o clássico Space Invaders, Zeit² coloca o jogador dentro de uma nave frágil e rápida, protegida por um escudo de força bastante eficiente. Porém, como energia não é algo inesgotável, cada tiro dado consome um pouco da capacidade de proteção do campo, diminuindo seu tamanho.
Colidir com inimigos ou não conseguir destruí-los a tempo também consome a energia do escudo, deixando mais próxima a destruição da nave do jogador sempre que um adversário escapa dos tiros. Acertá-los, entretanto, libera energia que é absorvida pela nave, recuperando um pouco sua integridade.
Além da flutuação constante e drástica da energia do jogador, que pode perder força de uma hora para outra se não controlar bem o uso das armas, um segundo fator torna Zeit² um dos mais criativos e inovadores jogos do gênero: a viagem temporal.
No canto inferior esquerdo da tela fica um contador de tempo, que registra o período pelo qual o jogador pode voltar ao passado. Durante esse retorno, além de poder destruir elementos que se escondem no fluxo temporal, a versão original daquele momento continua funcionando.
Ou seja, enquanto a nave volta no tempo, as ações tomadas nos mesmos instantes continuam acontecendo. Dessa forma é possível, por exemplo, eliminar inimigos tanto na parte superior quanto na parte inferior da tela.
Os oponentes são parecidos com espinhas de peixe, e tem vários tamanhos diferentes. Quanto maior – ou quanto mais peças tiver – o inimigo, mais tiros são necessários para matá-lo.
No total, Zeit² tem oito modos de jogo diferentes, dos quais 3 foram obtidos já na demonstração (Tutorial, Arcade, Wave). O tutorial ensina os comandos básicos e o funcionamento das mecânicas de jogo, como a flutuação de energia da nave e a viagem temporal.
Já o modo Arcade é o estilo de jogo clássico, com diversas fases que são vencidas após destruir um chefão, enquanto o modo “Wave” (onda) é um teste de resistência, agilidade e habilidade que coloca sequências infinitas de inimigos para ver até onde o jogador consegue se manter vivo.
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